Utilizado na Segunda Guerra Mundial, avião de
caça da RAF é descoberto no deserto do Saara ... 70 anos depois que caiu.
O Piloto do Kittyhawk P-40, o sargento Dennis Copping e
outro aviador foram incumbidos de voar em duas aeronaves Kittyhawk P-40 danificadas
a partir de uma base aérea britânica no norte do Egito até outro local secreto (na
época) para reparação, possivelmente eles sobreviveram ao acidente, mas
morreram ao tentar sair do deserto.
Areias movediças: O
lugar de descanso final do Kittyhawk P-40
foi descoberto no Sahara 70 anos
depois que ele caiu
|
O Avião foi encontrado quase perfeitamente preservado,
invisível e intocável, depois que caiu em 1942. O historiador da RAF (Royal Air Force) descreve
encontra-lo como "uma incrível cápsula do tempo e equivalente para a aviação como a descoberta
da tumba de Tutankamon"
Cápsula do tempo:
Além dos danos que sofreu durante o impacto, o avião parece ter sido quase
perfeitamente preservado nas areias do Saara
|
Ele estava a centenas de quilômetros da civilização, perdido
no calor ardente do deserto.O Sargento Dennis Copping levou o pouco que ele
poderia carregar do Kittyhawk RAF, que mais parece que tinha apenas pousado e em
seguida, entrou no vazio.Daquele dia em junho de 1942 o mistério do que
aconteceu com o filho do dentista de Southend desapareceu, em todos os
sentidos, nas areias do tempo.
Descoberta: A
aeronave foi encontrada por um trabalhador
polaco de uma petrolífera
que explorava a região remota
do deserto ocidental do Egito
|
Mas 70 anos depois, os restos fantasmagóricos de seu avião
maltratado, mas quase perfeitamente preservado, foi descoberto.
Aos comandos: o cockpit
do avião quase intacto, mas há temores
sobre o que será deixado dele após
moradores começarem a roubar
as peças e instrumentos como parte de lembranças e
de sucata
|
Como uma cápsula do tempo que poderia fornecer a chave para
o seu desaparecimento e que tinha ficado intacta ao lado de um abrigo
improvisado por Dennis, que parece ter sido feito enquanto ele esperava,
desesperadamente, para o salvamento.
Invisível e
intocável: Equipamentos e controles do avião foram encontrados
espalhados em
volta da aeronave no local do acidente.
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Agora, começa uma pesquisa para tentar descobrir os restos mortais do aviador
assim como especialistas em aviação e historiadores começam uma operação para
recuperar e exibir o P-40.
A incrível descoberta foi feita por um trabalhador polaco de
uma empresa petrolífera que explorava uma região remota do deserto
ocidental do Egito. Há mais de 200 milhas da cidade mais próxima em uma vasta
extensão de terreno, em sua grande parte, inexpressivo.
Intacto: Partes do avião ainda estão em muito bom estado
|
O sargento Copping fazia parte de uma unidade de caças
com sede no Egito durante a campanha do Norte da África contra Rommel. Acredita-se
que ele perdeu alguma peça da aeronave durante o curso para a outra base aérea,
durante o vôo do Kittyhawk danificado. Tudo o que se sabe é que ele saiu do
curso e nunca mais foi visto.
Como se fosse novo: Motor em V encontra-se muito bom mesmo após 70 anos no deserto |
Notavelmente, o avião permaneceu quase intocado durante as
próximas sete décadas , até as armas e munições encontradas com ele. A maioria
dos instrumentos de cabine estão intactos, e a hélice torcida está a poucos
metros da fuselagem.
Armas da Segunda
Guerra Mundial: A metralhadora na asa do avião acidentado. Ainda tinham
armas e munições que foram apreendidas pelos militares do Egito por motivos de
segurança
|
Fundamentalmente, as placas do P-40 de identificação estão
intactas, permitindo que os pesquisadores façam o rastreamento de sua origem e
história de serviço.
Os buracos de bala: O
Kittyhawk parece ter sido baleado do lado esquerdo. Os historiadores descreveram a descoberta
como o "equivalente para a aviação a descoberta da tumba de Tutankamon"
|
Não há muitos danos de balas na fuselagem, o que é
consistente com os documentos da aeronave. O Historiador Andy Saunders disse:
"É uma cápsula do tempo absolutamente incrível e é o equivalente para a
aviação, a descoberta da tumba de Tutankhamon".
"Este avião ficou no mesmo lugar onde caiu há 70 anos.”
"Ele não foi escondido na areia, parece que acaba de
pousar por lá.”
"Ele deve ter sobrevivido ao acidente, porque uma foto (mais abaixo) mostra um páraquedas ao redor da cabine
do avião e meu palpite é que o pobre piloto o usou para se abrigar do sol. O
rádio e as baterias estavam do lado de fora do avião e parece que ele tentou
faze-los funcionar."
Marcas do Acidente: A sua hélice retorcida ,estava próxima a direita da aeronave. |
Se ele tivesse morrido ao lado da aeronave, seus restos teriam sido encontrados. Depois
que ele caiu, ninguém tentou resgata-lo. É mais provável que ele tentou sair do
deserto, mas acabou caminhando para a morte.
Bem preservado: próximo
ao Kittyhawk, balas também foram encontrados
nos destroços. O rádio e as
baterias foram descobertos fora da aeronave
|
O Museu da RAF em Hendon, norte de Londres, tomou
conhecimento da descoberta e os planos já estão em andamento para recuperá-lo
antes que alguém tente roubar a aeronave para sucata ou lembranças. Esforços
também sido feitos para rastrear quaisquer membros da família do sargento
Dennis Copping no Reino Unido, mas acredita-se que não há nenhum descendente/sobrevivente
da Segunda Guerra Mundial .
Voltando para casa: O
Museu da RAF em Hendon, norte de Londres, tomou conhecimento da descoberta e
está em pleno trabalho para recuperar a aeronave, para exposição no futuro
|
O Capitão Britânico Paul Collins, adido de defesa para o
Egito, confirmou que será feita uma pesquisa séria para tentar encontrar os
restos mortais do aviador, mas admitiu que será "extremamente improvável" o sucesso da mesma. O local poderá ser
marcado como um túmulo de guerra depois que a aeronave for recuperada.
Sinais do tempo: Placa de identificação do Kittyhawk de fábrica |
Souvenir: Painel de armas e de instruções de carga. No entanto, alguns moradores vêem a aeronave como um Souvenir ou como Sucata |
O Capitão Britânico Collins ainda acrescentou: "O local está perto de uma zona de guerra entre o Sudão e Líbia.”
"Vamos precisar ir lá com o exército Egípcio, porque é
uma área muito perigosa."
Ian Thirsk, representante do Museu da RAF, confirmou que uma
equipe vai trabalhar com o Ministério da Defesa do Egito para recuperar o
avião.
Sinais de sobrevivência: pára-quedas do Sargento
Dennis Copping era parte do que se acredita ser uma tenda improvisada ao lado da fuselagem |
O avião P-40 Kittyhawk era um lutador, fabricado na América, era
uma aeronave de ataque próximo ao solo. Foi superado pelos posteriores caças
alemães e fez poucos combates na Europa, mas desempenhou um papel chave no
norte da África e Ásia, onde a baixa altitude o favorecia. Cerca de 20 aeronaves
destas ainda estão em perfeitas condições de navegabilidade.
Você tem alguma informação sobre o Sargento Dennis Copping? Você tem alguma
relação com o bravo piloto? Então... Fale com sitedomarcello@hotmail.com
RAF - Royal Air Force - Official Website
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