domingo, 17 de junho de 2012

Congelado nas areias do tempo


Utilizado na Segunda Guerra Mundial, avião de caça da RAF é descoberto no deserto do Saara ... 70 anos depois que caiu.

O Piloto do Kittyhawk P-40, o sargento Dennis Copping e outro aviador foram incumbidos de voar em duas aeronaves Kittyhawk P-40 danificadas a partir de uma base aérea britânica no norte do Egito até outro local secreto (na época) para reparação, possivelmente eles sobreviveram ao acidente, mas morreram ao tentar sair do deserto.

Areias movediças: O lugar de descanso final do Kittyhawk P-40 
foi descoberto no Sahara 70 anos depois que ele caiu 

O Avião foi encontrado quase perfeitamente preservado, invisível e intocável, depois que caiu em 1942. O historiador da RAF (Royal Air Force) descreve encontra-lo como "uma incrível cápsula do tempo e equivalente para a aviação como a descoberta da tumba de Tutankamon"

Cápsula do tempo: Além dos danos que sofreu durante o impacto, o avião parece ter sido quase perfeitamente preservado nas areias do Saara

Ele estava a centenas de quilômetros da civilização, perdido no calor ardente do deserto.O Sargento Dennis Copping levou o pouco que ele poderia carregar do Kittyhawk RAF, que mais parece que tinha apenas pousado e em seguida, entrou no vazio.Daquele dia em junho de 1942 o mistério do que aconteceu com o filho do dentista de Southend desapareceu, em todos os sentidos, nas areias do tempo.

Descoberta: A aeronave foi encontrada por um trabalhador
 polaco de uma petrolífera que explorava a região remota
 do deserto ocidental do Egito

Mas 70 anos depois, os restos fantasmagóricos de seu avião maltratado, mas quase perfeitamente preservado, foi descoberto.

Aos comandos: o cockpit do avião quase intacto, mas há temores
 sobre o que será deixado dele após moradores começarem a roubar
 as peças e instrumentos como parte de lembranças e de sucata

Como uma cápsula do tempo que poderia fornecer a chave para o seu desaparecimento e que tinha ficado intacta ao lado de um abrigo improvisado por Dennis, que parece ter  sido feito enquanto ele esperava, desesperadamente, para o salvamento.

Invisível e intocável: Equipamentos e controles do avião foram encontrados
 espalhados em volta da aeronave no local do acidente.

Agora, começa uma pesquisa  para tentar descobrir os restos mortais do aviador assim como especialistas em aviação e historiadores começam uma operação para recuperar e exibir o P-40.
A incrível descoberta foi feita por um trabalhador polaco de uma empresa  petrolífera que  explorava uma região remota do deserto ocidental do Egito. Há mais de 200 milhas da cidade mais próxima em uma vasta extensão de terreno, em sua grande parte, inexpressivo.

Intacto: Partes do avião ainda estão em muito bom estado

O sargento Copping fazia parte de uma unidade de caças com sede no Egito durante a campanha do Norte da África contra Rommel. Acredita-se que ele perdeu alguma peça da aeronave durante o curso para a outra base aérea, durante o vôo do Kittyhawk danificado. Tudo o que se sabe é que ele saiu do curso e nunca mais foi visto.

Como se fosse novo: Motor em V encontra-se muito bom
 mesmo após 70 anos no deserto

Notavelmente, o avião permaneceu quase intocado durante as próximas sete décadas , até as armas e munições encontradas com ele. A maioria dos instrumentos de cabine estão intactos, e a hélice torcida está a poucos metros da fuselagem.

Armas da Segunda Guerra Mundial: A metralhadora na asa do avião acidentado. Ainda tinham armas e munições que foram apreendidas pelos militares do Egito por motivos de segurança

Fundamentalmente, as placas do P-40 de identificação estão intactas, permitindo que os pesquisadores façam o rastreamento de sua origem e história de serviço.

Os buracos de bala: O Kittyhawk parece ter sido baleado do lado esquerdo. Os historiadores descreveram a descoberta como o "equivalente para a aviação a descoberta da tumba de Tutankamon"

Não há muitos danos de balas na fuselagem, o que é consistente com os documentos da aeronave. O Historiador Andy Saunders disse: "É uma cápsula do tempo absolutamente incrível e é o equivalente para a aviação, a descoberta da tumba de Tutankhamon".

"Este avião ficou no mesmo lugar onde caiu há 70 anos.”

"Ele não foi escondido na areia, parece que acaba de pousar por lá.”

"Ele deve ter sobrevivido ao acidente, porque uma foto (mais abaixo) mostra um páraquedas ao redor da cabine do avião e meu palpite é que o pobre piloto o usou para se abrigar do sol. O rádio e as baterias estavam do lado de fora do avião e parece que ele tentou faze-los funcionar."

Marcas do Acidente: A sua hélice retorcida ,estava próxima a direita da aeronave. 

Se ele tivesse morrido ao lado da aeronave,  seus restos teriam sido encontrados. Depois que ele caiu, ninguém tentou resgata-lo. É mais provável que ele tentou sair do deserto, mas acabou caminhando para a morte.

Bem preservado: próximo ao Kittyhawk, balas também foram encontrados 
nos destroços. O rádio e as baterias foram descobertos fora da aeronave

O Museu da RAF em Hendon, norte de Londres, tomou conhecimento da descoberta e os planos já estão em andamento para recuperá-lo antes que alguém tente roubar a aeronave para sucata ou lembranças. Esforços também sido feitos para rastrear quaisquer membros da família do sargento Dennis Copping no Reino Unido, mas acredita-se que não há nenhum descendente/sobrevivente da Segunda Guerra Mundial .

Voltando para casa: O Museu da RAF em Hendon, norte de Londres, tomou conhecimento da descoberta e está em pleno trabalho para recuperar a aeronave, para exposição no futuro

O Capitão Britânico Paul Collins, adido de defesa para o Egito, confirmou que será feita uma pesquisa séria para tentar encontrar os restos mortais do aviador, mas admitiu que será "extremamente improvável"  o sucesso da mesma. O local poderá ser marcado como um túmulo de guerra depois que a aeronave for recuperada.

Sinais do tempo: Placa de identificação do Kittyhawk de fábrica 

Souvenir: Painel de armas e de instruções de carga. No entanto, alguns moradores vêem a aeronave como um Souvenir ou como Sucata

O Capitão Britânico Collins ainda acrescentou: "O local está perto de uma zona de guerra entre o Sudão e Líbia.”

"Vamos precisar ir lá com o exército Egípcio, porque é uma área muito perigosa."

Ian Thirsk, representante do Museu da RAF, confirmou que uma equipe vai trabalhar com o Ministério da Defesa do Egito para recuperar o avião.

Sinais de sobrevivência: pára-quedas do Sargento Dennis
 Copping era parte do que se acredita ser uma tenda improvisada
 ao lado da fuselagem

O avião P-40 Kittyhawk  era um lutador, fabricado na América, era uma aeronave de ataque próximo ao solo. Foi superado pelos posteriores caças alemães e fez poucos combates na Europa, mas desempenhou um papel chave no norte da África e Ásia, onde a baixa altitude o favorecia. Cerca de 20 aeronaves destas ainda estão em perfeitas condições de navegabilidade.

Remoto: O local do acidente é cerca de 200 milhas da cidade mais próxima. 
Restos Humanos não foram encontrados, mas o corpo em decomposição do 
piloto pode estar em qualquer lugar num raio de 20 milhas do avião 

Em vôo: O bravo sargento Copping e outro aviador foram incumbidos de 
voar em dois aviões Kittyhawk P-40  (como este da foto) de uma base
 aérea britânica no norte do Egito para outra base , 
onde seriam efetuadas reparações.

Você tem alguma informação sobre o Sargento Dennis Copping? Você tem alguma relação com o bravo piloto? Então... Fale com sitedomarcello@hotmail.com


RAF - Royal Air Force - Official Website


+ IMAGENS DO SARGENTO DENNIS COPPING E DO KITTYHAWK P-40 











 Marcello - sitedomarcello@hotmail.com

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