quarta-feira, 6 de junho de 2012

                 300 UNLIMITED


Carteira de Habilitação especial para dirigir carros potentes não evitará acidentes. Projeto quer exigir habilitação de categoria C para veículos com mais de 300 cv.

Um projeto de lei federal que propõe exigir habilitação de categoria C para motoristas de carros com 300 CV ou mais de potência, na minha opinião, seria pouco eficaz na prevenção de acidentes.

Em julho de 2011, acidente entre Porsche 911 Turbo
 e Hyundai Tucson em SP matou a condutora do SUV

 A proposta, que tramita de forma conclusiva na Câmara dos Deputados, prevê que os condutores desses carros potentes sejam obrigados a tirar a habilitação que hoje é exigida de motoristas de veículos com peso maior do que 3,5 toneladas. Por ex: Caminhões de pequeno porte ou grandes pick-ups como a Dodge RAM 2500. O que esse projeto faz é simplificar a questão. Se habilitação de categoria C fosse prova de competência, não teríamos tantos acidentes com caminhões no Brasil.

Projeto de Lei 2332/11 quer exigir habilitação de categoria C,
a mesma exigida para veículos com peso maior que 3.500Kg

Para obter a carta C, o condutor deve estar habilitado há pelo menos um ano na categoria B (de veículos “comuns”) e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os 12 meses anteriores.  Na minha opinião o projeto não ataca o problema principal. A potência do carro é o de menos. Um motorista despreparado ou irresponsável vai causar acidente com qualquer carro, não importa a potência e vou mais longe, nas mãos de motoristas capacitados, carros com potência "de sobra" podem até ser mais seguros. E do ponto de vista técnico, a potência é um item de segurança ativa. Um carro potente me permite fazer uma ultrapassagem mais rápida e mais segura. Minha opinião é compartilhada pelo especialista em trânsito do Departamento de Engenharia Civil da Unesp de Guaratinguetá (SP) José Bento Ferreira e pelo especialista em segurança no trânsito e ex-chefe da Polícia Rodoviária do Rio Grande do Sul Mauri Panitz.

Acidente com Camaro SS deixou cinco pessoas feridas e um morto
 na Zona Norte de São Paulo

O motorista do Camaro SS, de 19 anos, deixou o 72º DP, na Vila Penteado, em São Paulo, após pagamento de fiança. Ele ficou apenas três dias preso


Treinamento e educação

A discussão do Projeto de Lei 2332/11, de autoria do deputado Paulo Foletto (PSB-ES), ocorre na sequência de acidentes envolvendo veículos possantes - como Chevrolet Camaro SS (406 CV) e Porsche 911 Turbo (500 CV) - que ganharam grande destaque na mídia. Em entrevista ao Site da Câmara dos Deputados, Foletto disse que esses carros potentes são um "convite ao teste de suas capacidades".

Camaro SS com 406 CV é uma das vitimas do projeto de lei

-Veículos com 300 CV ou mais, são para um motorista ousado ou entusiasmado, inclusive os que dirigem sob a influência do álcool ( assassinos ), um convite ao teste de suas capacidades e ao excesso de velocidade...

Porsche 911 Turbo com mais de 500 CV, outro modelo na
 mira do novo projeto de lei

Na minha opinião, no entanto, mais importante do que exigir habilitação especial seria incentivar o treinamento para a condução de carros com proposta esportiva. Se o motorista não for consciente, ele vai fazer alguma besteira. O treinamento específico deveria ser oferecido pelas concessionárias, e isso também teria que ser uma exigência da lei.

Muitos motoristas se acham pilotos,( principalmente os novos ricos e jogadores de futebol) quando na verdade a maioria não passa de condutores medíocres.

Se o motorista não for consciente, ele vai fazer alguma
 besteira, não importa a potencia do carro

A diminuição dos acidentes também vem de uma legislação mais rígida. 

Nenhuma lei funciona se a pessoa souber que não vai ser penalizada. No Brasil, quem tem dinheiro ou bons amigos consegue se livrar da punição. Concordo com a necessidade de mais treinamento e digo que, com o conhecimento correto, o condutor vai entender as capacidades do carro que tem em mãos. No entanto, é impossível prevenir todos os acidentes. Se o motorista for obrigado a fazer um curso, vai saber que o carro que tem nas mãos é uma espécie de arma. Se ele não for um imbecil, vai usar o veículo com cautela. Agora, infelizmente, não existe lei que previna a imbecilidade.

Wanderson Pereira da Silva foi atropelado quando andava de bicicleta na
 rodovia Washington Luís. Ele foi atingido pelo carro
 de Thor Batista, um Mercedes SLR McLaren e morreu na hora


O que é feito hoje

Algumas das marcas de luxo que vendem carros potentes no país já oferecem treinamento específico para seus clientes.

Montadoras como Audi e BMW (Driver Training) costumam convidar os compradores de seus modelos mais possantes para cursos no Brasil e no exterior. Essa é, ao mesmo tempo, uma ferramenta de marketing e também uma ação de segurança.

BMW Driver Training é realizado em todo o mundo,
 inclusive no Brasil

O BMW Driver Training é realizado no Campo de Provas da Pirelli em
Sumaré/SP e pode ser feito por qualquer pessoa

O mesmo ocorre com a Mercedes-Benz, que duas vezes ao ano traz instrutores alemães ao Brasil para ensinar os donos de modelos AMG (a divisão esportiva da marca) a tirar o máximo de seus carros com segurança. No entanto, essas atividades, feitas em pistas fechadas, não são obrigatórias, não abrangem todos os clientes e não são promovidas por todas as marcas que comercializam carros esportivos.


BMW Driver Training  






Marcello – sitedomarcello@hotmail.com




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