Carteira de Habilitação especial para dirigir carros potentes não evitará
acidentes. Projeto quer exigir habilitação de categoria C para veículos com
mais de 300 cv.
Um projeto de lei federal que propõe exigir habilitação de
categoria C para motoristas de carros com 300 CV ou mais de potência, na minha
opinião, seria pouco eficaz na prevenção de acidentes.
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Em julho de 2011, acidente entre Porsche 911 Turbo
e Hyundai
Tucson em SP matou a condutora do SUV
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A proposta, que
tramita de forma conclusiva na Câmara dos Deputados, prevê que os condutores
desses carros potentes sejam obrigados a tirar a habilitação que hoje é exigida
de motoristas de veículos com peso maior do que 3,5 toneladas. Por ex: Caminhões
de pequeno porte ou grandes pick-ups como a Dodge RAM 2500. O que esse projeto
faz é simplificar a questão. Se habilitação de categoria C fosse prova de
competência, não teríamos tantos acidentes com caminhões no Brasil.
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Projeto
de Lei 2332/11 quer exigir habilitação de categoria C, a mesma exigida para veículos com peso maior que 3.500Kg |
Para obter a carta C, o condutor deve estar habilitado há
pelo menos um ano na categoria B (de veículos “comuns”) e não ter cometido
nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante
os 12 meses anteriores. Na minha opinião
o projeto não ataca o problema principal. A potência do carro é o de menos. Um
motorista despreparado ou irresponsável vai causar acidente com qualquer carro,
não importa a potência e vou mais longe, nas mãos de motoristas capacitados,
carros com potência "de sobra" podem até ser mais seguros. E do ponto
de vista técnico, a potência é um item de segurança ativa. Um carro potente me
permite fazer uma ultrapassagem mais rápida e mais segura. Minha opinião é
compartilhada pelo especialista em trânsito do Departamento de Engenharia Civil
da Unesp de Guaratinguetá (SP) José Bento Ferreira e pelo especialista em
segurança no trânsito e ex-chefe da Polícia Rodoviária do Rio Grande do Sul
Mauri Panitz.
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Acidente com Camaro SS deixou cinco pessoas feridas e um
morto
na Zona Norte de São Paulo
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O motorista do Camaro SS, de 19 anos, deixou o
72º DP, na Vila Penteado, em São Paulo, após pagamento de fiança. Ele ficou apenas três dias preso
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Treinamento e educação
A discussão do Projeto de Lei 2332/11, de autoria do
deputado Paulo Foletto (PSB-ES), ocorre na sequência de acidentes envolvendo
veículos possantes - como Chevrolet Camaro SS (406 CV) e Porsche 911 Turbo (500
CV) - que ganharam grande destaque na mídia. Em entrevista ao Site da Câmara dos Deputados, Foletto disse que esses carros potentes são um "convite ao
teste de suas capacidades".
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Camaro SS com 406 CV é uma das vitimas do projeto de lei |
-Veículos com 300 CV ou mais, são para um motorista ousado
ou entusiasmado, inclusive os que dirigem sob a influência do álcool ( assassinos ), um convite ao teste de suas capacidades e ao excesso de velocidade...
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Porsche 911 Turbo com mais de 500 CV, outro modelo na mira do novo projeto de lei |
Na minha opinião, no entanto,
mais importante do que exigir habilitação especial seria incentivar o
treinamento para a condução de carros com proposta esportiva. Se o motorista não for consciente, ele vai fazer alguma besteira. O
treinamento específico deveria ser oferecido pelas concessionárias, e isso
também teria que ser uma exigência da lei.
Muitos motoristas se acham pilotos,( principalmente os novos
ricos e jogadores de futebol) quando na verdade a maioria não passa de
condutores medíocres.
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Se o motorista não for consciente, ele vai fazer alguma besteira, não importa a potencia do carro |
A diminuição dos acidentes também vem de uma legislação mais
rígida.
Nenhuma lei funciona se a pessoa souber que não vai ser penalizada.
No Brasil, quem tem dinheiro ou bons amigos consegue se livrar da punição. Concordo
com a necessidade de mais treinamento e digo que, com o conhecimento correto, o
condutor vai entender as capacidades do carro que tem em mãos. No entanto, é impossível prevenir todos os acidentes. Se o
motorista for obrigado a fazer um curso, vai saber que o carro que tem nas mãos é
uma espécie de arma. Se ele não for um imbecil, vai usar o veículo com cautela.
Agora, infelizmente, não existe lei que previna a imbecilidade.
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Wanderson Pereira da Silva foi atropelado quando andava de
bicicleta na
rodovia Washington Luís. Ele foi atingido pelo carro
de Thor Batista,
um Mercedes SLR McLaren e morreu na hora
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O que é feito hoje
Algumas das marcas de luxo que vendem carros potentes no
país já oferecem treinamento específico para seus clientes.
Montadoras como Audi e BMW (Driver Training) costumam convidar os compradores
de seus modelos mais possantes para cursos no Brasil e no exterior. Essa é, ao
mesmo tempo, uma ferramenta de marketing e também uma ação de segurança.
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BMW Driver Training é realizado em todo o mundo, inclusive no Brasil |
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O BMW Driver Training é realizado no Campo de Provas da Pirelli em Sumaré/SP e pode ser feito por qualquer pessoa |
O mesmo ocorre com a Mercedes-Benz, que duas vezes ao ano
traz instrutores alemães ao Brasil para ensinar os donos de modelos AMG (a
divisão esportiva da marca) a tirar o máximo de seus carros com segurança. No
entanto, essas atividades, feitas em pistas fechadas, não são obrigatórias, não
abrangem todos os clientes e não são promovidas por todas as marcas que
comercializam carros esportivos.
BMW Driver Training
Marcello – sitedomarcello@hotmail.com
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